Gamer Lifestyle

O blog do Fabão

  • Translator

    Portuguese flagItalian flagEnglish flagGerman flagFrench flagSpanish flagJapanese flag
  • Sobre o Gamer Lifestyle

    Este é um blog sobre o estilo de vida gamer, o estilo de quem compreende os jogos eletrônicos como forma de arte, cultura, negócio e entretenimento; o estilo de quem joga, mas sobretudo de quem pensa os jogos; o estilo de quem se assume gamer, e vê nisso não um escapismo, mas um complemento a todos os outros aspectos e aspirações de sua existência serenamente revolta. Espere tópicos filosóficos, amenidades, discussões, polêmicas, opinião, tudo isso junto e nada disso também. Enfim, viva o estilo de vida gamer e venha aqui debatê-lo.
  • Assine os feeds

  • Atualizações por e-mail

    Para receber atualizações direto no seu e-mail, clique aqui.
  • Anúncios

  • Novidades Play-Asia em Jogos

  • Novidades Play-Asia em Figures

  • Novidades Play-Asia em Livros

  • Pesquisa de produtos Play-Asia

Archive for the 'Jogadores hardcore' Category

Torneio nacional japonês de Street Fighter IV

Posted by Fabão on 24th janeiro 2009

Jogadores de todo o Japão se reúnem para a final do torneio nacional

Jogadores de todo o Japão se reúnem para a final do torneio nacional

Japoneses cultuam certos jogos e se dedicam a eles com uma abnegação que dificilmente se vê no ocidente. Quase obsessivamente, aperfeiçoam suas habilidades à exaustão, apenas para conquistar notoriedade entre os membros de seu nicho. Basta procurar por vídeos de “perfect play” de shmups ou disputas de alto nível de jogos de luta para perceber o resultado de tanta entrega – e claro que não se conquista nervos de aço, reflexos de ninja e julgamento preciso sem abdicar de muitas coisas na vida.

Com Street Fighter IV, lançado nos arcades de lá em junho de 2008, não é diferente. Ainda mais com o fato de o jogo adotar um sistema de ranqueamento nacional computado e exibido em cada máquina. Quando se começa a jogar, você compra um cartão para gravar seus dados e o utiliza em todas as partidas. Conforme vence, conquista Battle Points. Se perde, é penalizado em seus BPs. O sistema coleta os dados de todos os jogadores em tempo real e exibe na tela de ranking do jogo. Assim, todos no país inteiro sabem como está a classificação geral – saiba mais sobre os BPs e como eles determinam o nível de habilidade dos jogadores aqui. É um sistema consagrado que começou, nos jogos de luta, com Virtua Fighter 4 e foi adotado também por Tekken 5 e 6, por exemplo. Tal sistema, combinado com a dedicação natural dos jogadores japones, explica a beleza e a técnica das partidas que eles promovem, uma fonte de consulta para entusiastas e jogadores profissionais do mundo todo.

O que acontece, então, quando se promove um torneio nacional, congregando os melhores dos melhores? Puro frenesi é o que acontece, e foi assim no dia 18 de janeiro último, quando a Capcom promoveu a grande final de Street Fighter IV. Seletivas regionais vinham acontecendo desde novembro de 2008, e 112 jogadores se classificaram, com mais 16 sorteados no dia para completar as chaves com 128 participantes.

Read the rest of this entry »

Post to Twitter Post to Plurk Post to Delicious Post to Digg Post to Facebook Post to Reddit Post to StumbleUpon

Tags: , , , , , , , , , , ,
Posted in Arcade, Artigos, Comportamento, Eventos, Japão, Jogadores hardcore, PlayStation 3, Xbox 360 | 4 Comments »

"Eu como Tetris no café da manhã"

Posted by Fabão on 9th setembro 2007

Amo a arte do speedrun, sou fascinado pelos desafios que os japoneses propõem e vencem (matar o Emerald Weapon do FFVII somente com uma Tifa level 7, por exemplo, ou encarar o Omega Mk. XII do FFXII com nível baixo), mas, principalmente, tenho um prazer quase doentio ao assistir vídeos de jogadores de altíssimo nível em jogos de luta, tiro e puzzle. E é desse último gênero o vídeo que chamou a minha atenção nesse finalzinho de domingo.

O jogo é Tetris: The Grand Master 3, arcade japonês da Arika (aquela do Street Fighter EX, fundada pelo ex-Capcom Akira Nishitani) lançado em fevereiro de 2005. O vídeo saiu da página de downloads da empresa (com vídeos incríveis de jogos desenvolvidos ou adaptados pela Arika), e não sei quem é o jogador. O fato é que o cara consegue terminar o modo Master, em que as peças não ficam flutuando – caem instantaneamente assim que aparecem na tela (mais informações sobre o funcionamento dessa versão aqui, só para contextualizar melhor a façanha). Curiosidade: no final do vídeo, na hora dos créditos, ele continua jogando, só que com a pilha de peças invisível! Aprecie a obra (do lado esquerdo, está a tela de jogo; do direito, as mãos do cidadão):

[vodpod id=ExternalVideo.368564&w=425&h=350&fv=]

Fonte: www.gamebrink.com

Os melhores jogadores de Tetris que eu já tinha visto eram Ronaldo Testa e Pablo Miyazawa… até hoje. Mas, tudo bem, vocês dois continuam sendo os melhores jogadores de Tetris “não-nolife” que eu conheço. :D

Post to Twitter Post to Plurk Post to Delicious Post to Digg Post to Facebook Post to Reddit Post to StumbleUpon

Tags: , ,
Posted in Internet, Jogadores hardcore, Vídeos incríveis | 15 Comments »

 

Twitter links powered by Tweet This v1.6.1, a WordPress plugin for Twitter.