Gamer Lifestyle

O blog do Fabão

  • Translator

    Portuguese flagItalian flagEnglish flagGerman flagFrench flagSpanish flagJapanese flag
  • Sobre o Gamer Lifestyle

    Este é um blog sobre o estilo de vida gamer, o estilo de quem compreende os jogos eletrônicos como forma de arte, cultura, negócio e entretenimento; o estilo de quem joga, mas sobretudo de quem pensa os jogos; o estilo de quem se assume gamer, e vê nisso não um escapismo, mas um complemento a todos os outros aspectos e aspirações de sua existência serenamente revolta. Espere tópicos filosóficos, amenidades, discussões, polêmicas, opinião, tudo isso junto e nada disso também. Enfim, viva o estilo de vida gamer e venha aqui debatê-lo.
  • Assine os feeds

  • Atualizações por e-mail

    Para receber atualizações direto no seu e-mail, clique aqui.
  • Anúncios

  • Novidades Play-Asia em Jogos

  • Novidades Play-Asia em Figures

  • Novidades Play-Asia em Livros

  • Pesquisa de produtos Play-Asia

Archive for the 'Eventos' Category

E3 2009: fotos com os famosos

Posted by Fabão on 28th junho 2009

A décima-quinta edição da Electronic Entertainment Expo rolou faz quase um mês e, como neste ano eu tive a oportunidade de visitar o evento, junto com Humberto Martinez, Felipe Azevedo e Nelson Alves Jr., além de mais amigos que também foram cobrir a feira, estive extremamente ocupado durante as últimas semanas. Como o Gamer Lifestyle anda bastante carente de postagens verdadeiras (porque os resumos dos twitts do dia continuam firmes e fortes), resolvi fazer um tópico rápido no estilo do que fiz quando voltei da TGS 2008: fotos com os famosos.

Eu tenho um projeto pessoal de tirar fotos com o maior número de gente da indústria de games, então aproveito a oportunidade de cada evento internacional para engrossar a lista. Esta E3 foi bastante proveitosa, já que consegui retratos em sua maioria inéditos (apenas um foi reprise): o primeiro dia de evento já começou, logo de cara, com Yoshinori Kitase, o homem por trás de Final Fantasy VII, VIII, X e XIII, enquanto pegávamos as credenciais para a coletiva da Microsoft (de quebra, soube por antecipação que FFXIII seria parte importante do evento da MS). No mesmo dia, no hall de entrada para a coletiva da MS, avistei Takashi Sensui, o responsável pelo Xbox 360 no Japão (parabéns pelo marco histórico de 1 milhão de unidades na terra que não valoriza o Xbox, Sensui! =p). O dia seguinte foi o mais profícuo: teve um encontro com Kazunori Yamauchi, criador de Gran Turismo, na saída da coletiva da Sony; foto com Atsushi Inaba (o único com quem eu já havia tirado foto), fundador da Clover e Platinum Games, e Shinji Mikami, criador de Resident Evil, a caminho da festa da Nintendo; e, já na festa, flashes com Suda 51, criador de killer7 e No More Heroes, e o único não-japonês, mas ainda assim oriental Alexey Pajitnov, o criador de nada menos que Tetris (cuja notoriedade e simpatia causaram comoção e renderam um retrato coletivo com as participações especiais de Théo Azevedo e Nelson Alves Jr.). Nos recantos do Los Angeles Convention Center, já durante a E3 propriamente dita, ainda consegui registros com Hideki Kamiya, também da Platinum Games, responsável por Bayonetta, um dos meus jogos favoritos da feira; e Akitoshi Kawazu, responsável pelos Final Fantasies menos Final Fantasy de todos e, segundo uma teoria conspiratória e infundada minha, puxador do tapete de Yasumi Matsuno na Square Enix (mais por birra minha mesmo depois que o criador de FFT, VS e FFXII saiu da empresa em circunstâncias muito mal explicadas) – mas Kawazu foi simpaticíssimo, de qualquer forma.

Fique, então, com a galeria e, se eu encontrar mais um tempo, farei uma postagem com histórias não-contadas desta viagem. Rolou muita coisa engraçada. xD

Post to Twitter Post to Plurk Post to Delicious Post to Digg Post to Facebook Post to Reddit Post to StumbleUpon

Tags: , , , , , , , , , , , ,
Posted in EUA, Eventos, Querido diário | 3 Comments »

King of Fighters XII está 90% completo, novos vídeos

Posted by Fabão on 1st fevereiro 2009

Os 20 personagens de KOF XII

Os 20 personagens de KOF XII

Como avisei dia 22 e lembrei ontem, neste final de semana está rolando a mais nova bateria de testes de The King of Fighters XII, o arcade de luta da SNK Playmore que utiliza a placa Type-X2 e sai no Japão em abril. Por lá, é comum as empresas realizarem esses eventos, que eles chamam de “loketest”, contração de “location test”. Dezenas ou centenas de jogadores veem participar enquanto a empresa monitora tudo, fazendo ajustes posteriores ao jogo. A mais nova versão de KOF XII, em exibição no arcade Club Sega de Shinjuku, Tóquio, está 90% completo e traz muitas novidades e melhorias em relação às versões anteriores.

O elenco completo de lutadores já foi revelado em um evento à parte, no dia 29 de novembro, no prédio da Enterbrain (editora da revista Famitsu), em Tóquio: Ash Crimson, Duo Lon, Shen Woo, Kyo Kusanagi, Benimaru Nikaido, Goro Daimon, Iori Yagami (com novo uniforme), Athena Asamiya, Sie Kensou (tanto Athena quanto Kensou estão com seus uniformes de Psycho Soldier, o arcade de 1986), Chin Gentsai, Terry Bogard, Andy Bogard, Joe Higashi, Kim Kaphwan, Raiden, Ryo Sakazaki, Robert Garcia, Ralf Jones, Clark Still (parece que oficializaram essa versão do sobrenome) e Leona Heidern (com uniforme novo e pela primeira vez com sobrenome exibido num episódio da série principal). O jogo exibe gráficos 2D em alta definição construídos a partir de modelos 3D e posteriormente convertidos em arte bidimensional. O esquema de jogo volta ao 3-contra-3 alternado em rounds (ao contrário das trocas em tempo real de 2003 e XI).

Flyer de instruções da nova versão
Acima, flyers de instruções e golpes da mais nova versão em teste

Acima, flyers de instruções e golpes da mais nova versão em teste

Isso tudo você certamente já sabe, então vamos comentar as novidades que começaram a ser experimentadas neste sábado em Shinjuku. Em relação ao loketest anterior (realizado dias 20 e 21 de dezembro), a primeira coisa que se nota é o aumento da velocidade do jogo. Neste quesito, até aqui, KOF XII se assemelhava muitos aos dois primeiros jogos da série (94 e 95); com os ajustes, passou a ser tão ou mais rápido que o episódio anterior (XI).

Read the rest of this entry »

Post to Twitter Post to Plurk Post to Delicious Post to Digg Post to Facebook Post to Reddit Post to StumbleUpon

Tags: , , , , , ,
Posted in Arcade, Artigos, Eventos, Japão, Notícias, SNK | 19 Comments »

Tokyo Game Show 2008: fotos com os famosos

Posted by Fabão on 25th janeiro 2009

Tokyo Game Show 2008

O principal motivo de eu ter ficado quatro meses sem atualizar o Gamer Lifestyle foi a viagem para o Japão no início de outubro de 2008, para cobrir, pela primeira vez na minha vida e na história da Editora Europa, a Tokyo Game Show (fiquei por lá uma semana, mas acumulei trabalho por meses). Foi uma oportunidade inesquecível para mim por diversos motivos, sobre os quais ainda voltarei a falar aqui, mas hoje decidi tratar de um motivo em especial: a proximidade com os game designers.

Assim como na E3, os diretores e produtores dos jogos circulam pelos pavilhões normalmente, e em alguns casos até mesmo oferecem instruções para os interessados. A maioria deles, pelo que notei, prefere ficar um pouco distante, observando as reações daqueles que experimentam seus jogos.

Sempre que eu reconhecia uma dessas figuras da indústria, eu abordava educadamente (com um japonês bem macarrônico) para tirar uma foto. Foi assim que consegui registrar os momentos que publico abaixo, ao lado de Toshihiro Nagoshi, Yuji Naka, Masahiro Sakurai, Koji Igarashi, Hiromichi Tanaka, Atsushi Inaba e Ken Lobb, que estava andando por lá também e ficou surpreso ao se ver reconhecido. Clique nas imagens para vê-las ampliadas e com legendas (talvez não funcione pelo leitor de feeds, então, se for o seu caso, recomendo ver a página direto no site; ah, tente visualizar as fotos no modo PicLens – adorei esse plugin!!!).

Em breve, mais registros e memórias dessa viagem inesquecível…

(Crédito para a imagem de abertura: Impress Watch)

Post to Twitter Post to Plurk Post to Delicious Post to Digg Post to Facebook Post to Reddit Post to StumbleUpon

Tags: , , , , , , , , , , , ,
Posted in Editora Europa, Eventos, Japão, Querido diário | 15 Comments »

Torneio nacional japonês de Street Fighter IV

Posted by Fabão on 24th janeiro 2009

Jogadores de todo o Japão se reúnem para a final do torneio nacional

Jogadores de todo o Japão se reúnem para a final do torneio nacional

Japoneses cultuam certos jogos e se dedicam a eles com uma abnegação que dificilmente se vê no ocidente. Quase obsessivamente, aperfeiçoam suas habilidades à exaustão, apenas para conquistar notoriedade entre os membros de seu nicho. Basta procurar por vídeos de “perfect play” de shmups ou disputas de alto nível de jogos de luta para perceber o resultado de tanta entrega – e claro que não se conquista nervos de aço, reflexos de ninja e julgamento preciso sem abdicar de muitas coisas na vida.

Com Street Fighter IV, lançado nos arcades de lá em junho de 2008, não é diferente. Ainda mais com o fato de o jogo adotar um sistema de ranqueamento nacional computado e exibido em cada máquina. Quando se começa a jogar, você compra um cartão para gravar seus dados e o utiliza em todas as partidas. Conforme vence, conquista Battle Points. Se perde, é penalizado em seus BPs. O sistema coleta os dados de todos os jogadores em tempo real e exibe na tela de ranking do jogo. Assim, todos no país inteiro sabem como está a classificação geral – saiba mais sobre os BPs e como eles determinam o nível de habilidade dos jogadores aqui. É um sistema consagrado que começou, nos jogos de luta, com Virtua Fighter 4 e foi adotado também por Tekken 5 e 6, por exemplo. Tal sistema, combinado com a dedicação natural dos jogadores japones, explica a beleza e a técnica das partidas que eles promovem, uma fonte de consulta para entusiastas e jogadores profissionais do mundo todo.

O que acontece, então, quando se promove um torneio nacional, congregando os melhores dos melhores? Puro frenesi é o que acontece, e foi assim no dia 18 de janeiro último, quando a Capcom promoveu a grande final de Street Fighter IV. Seletivas regionais vinham acontecendo desde novembro de 2008, e 112 jogadores se classificaram, com mais 16 sorteados no dia para completar as chaves com 128 participantes.

Read the rest of this entry »

Post to Twitter Post to Plurk Post to Delicious Post to Digg Post to Facebook Post to Reddit Post to StumbleUpon

Tags: , , , , , , , , , , ,
Posted in Arcade, Artigos, Comportamento, Eventos, Japão, Jogadores hardcore, PlayStation 3, Xbox 360 | 4 Comments »

 

Twitter links powered by Tweet This v1.6.1, a WordPress plugin for Twitter.