Gamer Lifestyle

O blog do Fabão

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  • Sobre o Gamer Lifestyle

    Este é um blog sobre o estilo de vida gamer, o estilo de quem compreende os jogos eletrônicos como forma de arte, cultura, negócio e entretenimento; o estilo de quem joga, mas sobretudo de quem pensa os jogos; o estilo de quem se assume gamer, e vê nisso não um escapismo, mas um complemento a todos os outros aspectos e aspirações de sua existência serenamente revolta. Espere tópicos filosóficos, amenidades, discussões, polêmicas, opinião, tudo isso junto e nada disso também. Enfim, viva o estilo de vida gamer e venha aqui debatê-lo.
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Archive for outubro, 2009

Tweets de 2009-10-31

Posted by Fabão on 31st outubro 2009

  • Agora sim dá pra dizer com segurança e leveza: Edge 06 concluída!!! Acho que vou dormir umas 100 horas direto. xD #
  • Duas compositoras aniversariam hoje: Seiko Kobuchi (Haunting Ground,Zack & Wiki) faz 36 anos; Maki Kirioka (ZOE,Elebits) não revela a idade. #
  • Hoje a série Tomb Raider comemora 13 anos de existência. Também faz 10 anos que a Capcom lançou Resident Evil 2 no N64, num cart de 512 Mb. #
  • Faz exatos 3 anos que a Square Enix lançou a versão americana de Final Fantasy XII. Naquele mesmo dia, saía GTA: Vice City Stories p/ PSP. #

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Tweets de 2009-10-30

Posted by Fabão on 30th outubro 2009

  • Hoje é aniversário de 22 anos do PC Engine. Sistema codesenvolvido pela NEC e Hudson tinha CPU de 8-bit, GPU de 16 e rodava jogos em HuCards #
  • Também é aniversário 11 anos de Grim Fandango, adventure de Tim Schafer pela LucasArts. Foi o primeiro jogo da empresa a usar gráficos 3D. #
  • RT @gustavopetro: Serviço de jogos pela internet Gaikai poderá chegar ao Brasil http://bit.ly/1bqEOh || Petró sempre dando o furo. =p #
  • http://ow.ly/xIMz (en) Site japonês de Final Fantasy XIII é atualizado e tem 4 novas músicas. Hamauzu fez o melhor tema de chocobo de todos! #
  • http://ow.ly/xIND (en) FFXIII: há tb mais dois capítulos do conto Episode Zero: Promisse. E a mina que está traduzindo já completou ambos! #
  • Aerith morre, e não é no final #spoilerfriday #
  • http://ow.ly/xJHv BREAKING: Revista OLD!Gamer está com frete GRÁTIS! Válido para as duas edições e para todo o Brasil! Até para o Acre! #

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Tweets de 2009-10-29

Posted by Fabão on 29th outubro 2009

  • Noticiar os 9 anos do PS2 dois dias após a data é fail. E só agora estão descobrindo que o Masato Kato de Chrono trabalhou em Ninja Gaiden. #
  • http://ow.ly/xcza (en) Masato Kato dá entrevista sobre seu trabalho na trilogia Ninja Gaiden do NES. Antológico! E meu favorito tb é o 2. #
  • Retroanálise no Gamer Lifestyle: Ninja Gaiden II: The Dark Sword of Chaos (NES) http://ow.ly/xcMF (Fiz para o livro Os 100 Melhores Jogos.) #
  • O PS3 Media Server é realmente muito bom. Stream de filmes com qualidade de DVD para o PS3 via Wi-Fi sem engasgar e sem sobrecarregar o PC. #
  • http://ow.ly/xdVg (en) Boato: Wii 2 incluiria Blu-ray contra pirataria, 1080p, lanç. no final de 2010 e programa de troca pelo Wii antigo. #
  • Bolacha água e sal e umas xícaras de café para embalar mais uma madrugada de fechamento. ^_^ #
  • Chega de trabalho por ora. Agora é tomar um banho, um cafezinho e sair para os estudos. Então voltar ao dia final do fechamento da Edge 06. #
  • Retroanálise no Gamer Lifestyle: Ninja Gaiden II: The Dark Sword of Chaos (NES) http://ow.ly/xiSo (Fiz para o livro Os 100 Melhores Jogos.) #
  • Fechamento. Sem dormir. Dente extraído. Entupido de analgésico. Hard mode é isso. #
  • Hoje é aniversário de 21 anos do Mega Drive no Japão.Também por lá, 16 anos de Akumajou Dracula X: Rondo of Blood (PCE) e Actraiser 2 (SFC). #

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Retroanálise: Ninja Gaiden II: The Dark Sword of Chaos (NES)

Posted by Fabão on 28th outubro 2009

Ninja Gaiden II: The Dark Sword of Chaos

Ninja_Gaiden_II_The_Dark_Sword_of_Chaos

Sistema: NES
Produção: Tecmo
Desenvolvimento: Tecmo
Lançamento: 6 de abril de 1990 (Japão)

Década de 1980, auge dos filmes de ninja. Sho Kosugi, mestre do ninjutsu  e ator mais emblemático dessa geração, estrelou mais de uma dezena de películas do gênero. Na esteira, vieram outras fitas que abordavam o “estilo de vida” dos misteriosos guerreiros japoneses. O cinema ocidental de artes marciais vivia o seu melhor momento, mas essa vertente dos ninjas, em especial, era a que angariava mais adeptos. A demanda fez a moda transcender o meio e se tornar fenômeno da cultura pop mundial, do qual os jogos eletrônicos foram uma faceta das mais interessantes.

As origens do tema nos jogos podem ser traçadas até o arcade The Legend of Kage, da Taito, de 1984. Não demorou a seguirem-se os seminais Shinobi, da Sega, e The Last Ninja, interpretação ocidental da cultura ninjutsu pela inglesa System 3. Outras dezenas de títulos acompanharam a tendência, mas nenhum se equiparou em estilo, precisão e solidez a Ninja Gaiden, da Tecmo.

Parte do projeto Tecmo Theater de produzir jogos cinematográficos, primeiro Ninja Gaiden surpreendeu com seu roteiro elaborado e modo de narrar vanguardista – algo inesperado para um produto tão trivial quanto um jogo de ação com ninjas. A saga do guerreiro Ryu Hayabusa contra um clã que visava acordar um demônio ancestral inaugurou o uso de cenas de corte, as tão ubíquas cutscenes de atualmente.

Principal

O enredo era tão valorizado que deu subtítulo à seqüência: Dark Sword of Chaos. E maturou-se o design. Construído sobre os sólidos alicerces do episódio de um ano antes, o segundo jogo casou variação de ambientes e unidade da ação, sensação de poder e consciência da vulnerabilidade, frustração e satisfação. Mas, acima de tudo, Ninja Gaiden II manipulou todos esses elementos em função do ritmo, tão tenso e intenso quanto sua extensão intencionalmente compacta ensejava.

Sete estágios divididos em subáreas. Uma jornada sucinta na realização e dilatada na memória. Há quem considere os projetistas de fases sádicos, mas apenas acha assim quem não superou a brusca mudança de dificuldade da primeira para a segunda fase. Quem se entregou à missão percebeu que eram obstáculos concatenados de modo a parecerem impossíveis, embora de fato fossem superáveis através do breve jogo de tentativa e erro. E assim era por necessidade da época, em que cartuchos comportavam quantidade limitada de dados e, portanto, os criadores precisavam lançar mão de artifícios para coibir a marcha dos jogadores e fazê-los demorar o máximo nas veredas existentes. Controlar o processo para que fosse estímulo e não temor era uma arte – arte em sua expressão mais inspirada em Ninja Gaiden II.

Não somente os inimigos, de variados tipos e estrategicamente posicionados, davam combate ao ninja Hayabusa, mas os próprios ambientes (e nisso morava a inovação) hostilizavam o herói. Tempestades de neve arruinavam os cálculos do salto milimétrico, o véu da noite escondia o seguro do chão que apenas relâmpagos de lampejo mostravam, torrentes de água empurravam seu corpo contra abismos letais. Por remédio à consciência, ao menos a certeza de um sedutor Continue.

Numa analogia com a sétima arte, Ninja Gaiden II e sua elegância autêntica seria uma obra do mestre Sho Kosugi, contrastando com a pilha de aproveitadores da moda. A saga de Ryu Hayabusa se manteve inatingível em sua era, e demorou quase uma década e meia para que a própria Tecmo arriscasse uma revivificação, já na alta idade do 3D. Mesmo que com ótimos resultados – afinal, o jogo do Xbox compreendeu o balanço da dificuldade e o transpôs para o novo contexto –, ainda deixou saudades do drama e da integração com o ambiente que experimentamos com Dark Sword of Chaos.

(Análise originalmente publicada no livro Os 100 Melhores Jogos, janeiro de 2009.)

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Tweets de 2009-10-28

Posted by Fabão on 28th outubro 2009

  • RT @h4douken: http://bit.ly/1CFFQq Relato do Persona Music Live 2009 do mestre Jeriaska no Gamasutra. #
  • Aniversário de 44 anos de Katsuhiro Hayashi. Na Sega, compôs SDI, Galaxy Force, Super Hang-On. Hoje trabalha na empresa de pachinko Takao. #
  • Aniversário de 54 anos de Bill Gates, e de 42 anos de John Romero, cofundador da id e designer de Doom, Quake e Daikatana (sorry). #
  • Neo Geo Pocket, o primeiro modelo, ainda em P&B, completa 11 anos no Japão. Tony Hawk's Pro Skater 3 (PS1/PS2) faz 8 anos nos EUA. #
  • Faz 7 anos que Shenmue II estreou nos EUA, na versão Xbox.Também faz 6 anos que Final Fantasy XI ganhou versão americana,inicialmente no PC. #
  • Guitar Hero III: Legends of Rock faz 2 anos. Segundo a Activision, é o primeiro jogo a faturar US$ 1 bilhão. Fallout 3 completa 1 ano. #
  • RT @h4douken: http://bit.ly/4F0m49 Game music do dia: "Vitriolic a Stroke", composta pelo Motoi Sakuraba para o Baten Kaitos. #

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Tweets de 2009-10-27

Posted by Fabão on 27th outubro 2009

  • Eu coço a cabeça cada vez que vejo a palavra 'screen' em vez de 'tela' usada em um texto em português. #
  • RT @h4douken: http://bit.ly/4m0R0W Report do concerto de Final Fantasy VI da Littlejack Orchestra no SEMO. Onde estão os vídeos? =( #
  • RT @h4douken: http://bit.ly/lWpXG Trilha de Tekken 6 reúne compositores dos estúdios Namco, Monaca, SuperSweep e Basiscape. || o.O #
  • Mais um aniversário duplo de Grand Theft Auto: GTA2 (PC) faz 10 anos, e o estiloso GTA: Vice City (PS2) completa 7 anos nos EUA. #
  • Tony Hawk's Underground (GC/PS2/XB) faz 6 anos nos EUA. Primeiro a dispensar nome "Pro Skater", valorizava liberdade e edição de conteúdo. #
  • Dois aniversários para a Sony: o épico Shadow of the Colossus (PS2) faz 4 anos nos EUA, e LittleBigPlanet (PS3) completa 1 ano no mercado. #
  • http://ow.ly/wRmd (ja) Anunciada para dezembro, no Japão, OST de Tekken 6 com 3 CDs. Edição limitada virá com DVD incluindo músicas em 5.1. #
  • http://ow.ly/wRpe (en) Grande acontecimento: OSV entrevista Kinuyo Yamashita, compositora do 1º Castlevania. Incrível como ela parece jovem. #
  • http://ow.ly/wRtA (en) AmiAmi, maior loja de figures no Japão, começa a aceitar pedidos internacionais. #
  • http://ow.ly/wRNI (ja) Famitsu entrevista Jun Senoue, compositor e guitarrista, autor dos temas modernos de Sonic the Hedgehog. #
  • Jun lança 3 álbuns: Jun Senoue:The Works (21/10),The Best of Crush 40 (18/11) e True Colors:The Best of Sonic the Hedgehog Pt2 (16/12) #
  • http://ow.ly/i/53h (en) Capa de Tatsunoko Vs. Capcom: Ultimate All-Stars (Wii), com arte inédita de Shinkiro e novos personagens. #
  • http://ow.ly/wVBl (en) Revelados troféus de God of War Collection: GoW 20B 10S 5G 1P; GoWII 18B 11S 5G 1P. #
  • RT @h4douken: http://bit.ly/1e0kzo SEMO entrevista o compositor Tetsuya Shibata (Monster Hunter, Street Fighter Zero 3, Auto Modellista). #
  • RT @h4douken: http://bit.ly/1uVg7r Game music do dia: Nintendogs Theme – Live ver., versão smooth jazz do tema, do álbum Touch! Generations. #

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Tweets de 2009-10-26

Posted by Fabão on 26th outubro 2009

  • Eu terminaria textos 5x mais rápido se não ficasse procurando maneiras de evitar clichês e palavras comuns. Mas não me rendo aos atalhos. #
  • E chega de trabalho por hoje. #
  • Meu Deus, o Takenobu Mitsuyoshi me segue! o.O @T_Mitsuyoshi ???????????????EXTRA2008??????????????????????http://ow.ly/wxU2 ?????????? #
  • http://ow.ly/wy3J (ja) Japão tem Secret of Mana no celular. Supervisão de Hiromichi Tanaka e Hiroki Kikuta. Gráficos e músicas renovados. #
  • http://ow.ly/wy8g (ja) Grandia Online Perfect Sound Library, OST do MMORPG da série em 2 CDs, por Noriyuki Iwadare, sai dia 25/12 no Japão. #
  • RT @editoraeuropa: 72 horas Arrasadoras! Assinatura Rev XBOX360 e PlayStation com 65% de desconto. Garanta já a sua. http://bit.ly/3D6Q8 #
  • Hoje é aniversário de 43 anos de Masaharu Iwata, parceiro de Sakimoto nas trilhas de Ogre Battle, Tactics Ogre, FFT, FFXII e outros. #
  • Hoje o PlayStation 2 completa 9 anos nos EUA. Foi lançado a US$ 299 com 29 jogos disponíveis. Já acumula 138 milhões de unidades vendidas. #
  • Hoje faz 11 anos que a Nintendo lançou F-Zero X (N64) e 8 anos que lançou Pikmin (GC) nos EUA. #
  • Três jogos completam 5 anos nos EUA: Dead or Alive Ultimate (XB),Neo Contra (PS2) e o arrasa-quarteirões Grand Theft Auto: San Andreas (PS2) #
  • Gyakuten Saiban 2 (DS), original japonês de Phoenix Wright: Ace Attorney Justice for All, faz 3 anos. #
  • Para quem não viu no final de semana, subi dois novos textos para o Gamer Lifestyle: análise de King of Fighters XII: http://ow.ly/wziA#
  • … E análise de Professor Layton and the Diabolical Box http://ow.ly/wzk1 , texto que gostei muito de fazer, para um jogo que merece atenção. #
  • Konami anuncia boxes com trilhas de beatmania IIDX: Vol.1 (8 CDs, jogos 1~10) http://ow.ly/wzx3 e Vol.2 (8 CDs, 11~15) http://ow.ly/wzzt #
  • Também há uma caixa de beatmania IIDX que reúne os dois volumes, 16 CDs com 480 faixas: http://ow.ly/wzAW Coletânea sai dia 24/12 no Japão. #
  • Lista das faixas de beatmania IIDX Super Best Box, com gênero, nome da faixa e artista: Vol. 1 http://ow.ly/wzFd Vol. 2 http://ow.ly/wzFm #
  • —"Papai, gostaria de jogar Mario." —"Qual Mario?" … — "Super Mario Galaxy." Adoro a inocência das crianças. ^_^ #

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Tweets de 2009-10-25

Posted by Fabão on 25th outubro 2009

  • Mais um "novo" texto no Gamer Lifestyle: The King of Fighters XII, o rei das lutas perde a majestade http://ow.ly/wotc #
  • Traduzindo ao som poderoso de Violin de Hiitemita ep2, segundo álbum do mascarado The Screamer. Análise no Hadouken: http://ow.ly/wpkW #
  • Agora ouvindo a excelente trilha de Half-Minute Hero (PSP). Tem Koshiro, Hibino, Sakuraba e outros nomes importantes.Mais: http://ow.ly/wpqe #
  • http://ow.ly/wptu (en) Violino magistral na faixa "Ein Soldat" de Half-Minute Hero, composta por Hideki Asanaka, o SHA-V da SNK (KOF). #
  • Kozo Suganuma, um dos bateristas da SGZ, saudosa banda da SNK, faz 50 anos.Tocou em Art of Fighting 2. Ouça "Mustang Man": http://ow.ly/wrql #
  • Hoje faz 9 anos que a Nintendo lançou Zelda: Majora's Mask (N64) nos EUA. Fazem 4 anos GTA: Liberty City Stories (PSP) e RE4 (PS2) nos EUA. #
  • Por fim, o estratégico e colorido Final Fantasy Tactics A2: Grimoire of the Rift (DS) faz 2 anos no Japão. #
  • Mais um "novo" texto no Gamer Lifestyle: The King of Fighters XII, o rei das lutas perde a majestade http://ow.ly/wotc #
  • http://ow.ly/wrvI (en) Começa a enxurrada de produtos baseados em Final Fantasy XIII: tem isqueiros, pôsteres, colares e até guarda-chuva! #
  • Retweeting @h4douken: http://bit.ly/1WhGmG Game music do dia: "Jack's Theme" do Headhunter (Dreamcast e PS2). Richard Jacques no comando. #
  • Nova análise no Gamer Lifestyle: Professor Layton and the Diabolical Box (DS) http://ow.ly/wsvr #
  • RT @forzachallenge: Para ficar por dentro de todas as etapas do Forza Racing Challenge, visite: http://www.forzaracingchallenge.com.br/ #
  • Para quem não viu ainda, a Microsoft já disponibilizou corretor ortográfico com as novas regras para Office 2007: http://ow.ly/wtpd – Útil! #

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Análise: Professor Layton and the Diabolical Box (DS)

Posted by Fabão on 25th outubro 2009

Professor Layton and the Diabolical Box

Mais uma aventura de quebrar a cabeça

DiabolicalBoxArtwork
Sistema: Nintendo DS
Produção: Nintendo
Desenvolvimento: Level-5
Lançamento: 24 de agosto de 2009 (EUA)
Mais: http://professorlaytonds.com/

“Um verdadeiro cavalheiro não deixa um quebra-cabeça sem resolver.” Com essa frase de efeito, o distinto professor de arqueologia Hershel Layton lançou as bases para seu jogo de estreia, Professor Layton and the Curious Village: uma envolvente história de mistério à inglesa conduzida por quebra-cabeças variados. As andanças do docente com seu pequeno pupilo Luke pela vila de St. Mystere renderam quase 4 milhões de cópias vendidas pelo mundo e foram apenas o capítulo inicial de uma trilogia.

Diabolical Box aperfeiçoa a fórmula e expande o conteúdo do original, mantendo o acabamento impecável pelo qual o estúdio Level-5, um dos mais ativos e bem-sucedidos da atualidade, é conhecido.
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Análise: The King of Fighters XII (AC/360/PS3)

Posted by Fabão on 24th outubro 2009

The King of Fighters XII

O rei das lutas perde a majestade

XII_kabe_box_1600

Sistema: Xbox 360 / PlayStation 3
Produção: Ignition Entertainment
Desenvolvimento: SNK Playmore
Lançamento: 10 de fevereiro de 2009 (EUA)
Mais: Site oficial

Houve um tempo em que King of Fighters brigava com Street Fighter pela supremacia dos jogos de luta. Era a idade de ouro do gênero, e tanto SNK quanto Capcom produziam atualizações de suas séries em profusão. Na virada do milênio, a empresa criadora de KOF faliu e seu legado espalhou-se, comprometendo a qualidade da obra. A empresa se reformou sob o nome de SNK Playmore e mudou a filosofia de desenvolvimento: KOF, que até 2003 recebera atualizações anuais, então passaria a ter sequências numeradas, para se beneficiar de ciclos de criação mais longos. Assim, o jogo seguinte, KOFXI, chegou aos arcades apenas em 2005, dois anos após o episódio anterior.

Embora o décimo-primeiro jogo tivesse deixado para trás a placa MVS em favor do hardware mais atual Atomiswave, ele continuava reciclando artes e animações de jogos anteriores, resultando em um visual desgastado. Para o projeto seguinte, a SNK Playmore decidiu dar um passo adiante: trocaria novamente de hardware, para a moderna placa Type X2 da Taito, e renovaria totalmente o visual e jogabilidade. The King of Fighters XII foi uma aposta alta, uma tarefa ambiciosa que se revelou maior do que a empresa seria capaz de executar.
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