Gamer Lifestyle

O blog do Fabão

  • Translator

    Portuguese flagItalian flagEnglish flagGerman flagFrench flagSpanish flagJapanese flag
  • Sobre o Gamer Lifestyle

    Este é um blog sobre o estilo de vida gamer, o estilo de quem compreende os jogos eletrônicos como forma de arte, cultura, negócio e entretenimento; o estilo de quem joga, mas sobretudo de quem pensa os jogos; o estilo de quem se assume gamer, e vê nisso não um escapismo, mas um complemento a todos os outros aspectos e aspirações de sua existência serenamente revolta. Espere tópicos filosóficos, amenidades, discussões, polêmicas, opinião, tudo isso junto e nada disso também. Enfim, viva o estilo de vida gamer e venha aqui debatê-lo.
  • Assine os feeds

  • Atualizações por e-mail

    Para receber atualizações direto no seu e-mail, clique aqui.
  • Anúncios

  • Novidades Play-Asia em Jogos

  • Novidades Play-Asia em Figures

  • Novidades Play-Asia em Livros

  • Pesquisa de produtos Play-Asia

Sobre o autor

Fabio Santana, 31, iniciou sua carreira de jornalista de games em 1995 como editor da revista Gamers. Posteriormente, na Conrad Editora, lançou a revista SuperDicas PlayStation, foi editor executivo do núcleo de games da Futuro Comunicação e editor da revista EGM Brasil. Integra a equipe de jornalistas de games da Editora Europa desde 2007, onde já foi editor da revista Edge, co-editor da revista OLD!Gamer, publicou livros de games e, hoje, é editor assistente da revista Dicas & Truques para PlayStation.

Contatos e links adicionais: http://meadiciona.com/fabiosantana79

Meu perfil na PSN:

fabio_santana

30 Responses to “Sobre o autor”

  1. Fabio BrachtNo Gravatar Says:

    Er… Posso dar uma sugestão de alteração nessa página? Faltou incluir “o autor é muito foda”, “o autor é fã de Final Fantasy” e “o autor nunca dá ’skip’ na salada”. :)

    [Responder]

  2. Orlando OrtizNo Gravatar Says:

    Em ritmo musical caliente: “Fabão, Fabão, só não sabe que tem pêlos no pééééé!”.

    Concordo com o artigo em sua plenitude. Força, Nintendo!

    [Responder]

  3. Carlos GomesNo Gravatar Says:

    Fabão é o cara!!!

    [Responder]

  4. Silvester S.NunesNo Gravatar Says:

    gostei do blog,continue postante mais coisas ai pra podermos refletir e discutir xD

    [Responder]

  5. RonaldoNo Gravatar Says:

    “Meu, posso te considerar meu amigo?”

    Fabão, você é demais! Sabe que eu até gosto da Nintendo? ;)

    [Responder]

  6. Ricardo Vinicius Souza TavaresNo Gravatar Says:

    Pow… achu q o blog disse td…fabão pensou antes de disser concluir e fazer, oque acho mt bom… E mostrow oque tinha q mostrar!!!!
    Ew gistei mt!!

    [Responder]

  7. DolemesNo Gravatar Says:

    Fala Fábio, parabéns pelo blog. Gostaria de apresentar o meu blog sobre games, que em breve, fará um ano de vida.

    Segue

    GameReporter.org
    http://gamereporter.org

    Abd

    David O. Lemes

    [Responder]

  8. Jô AuricchioNo Gravatar Says:

    Fabão,

    Você, e seus colegas de quem tanto gosto (saiu faggo, mas é fato, porra!) são a prova que existe vida inteligente na imprensa especializada brasileira.
    Ao invés de se confinar numa panelinha egoísta e deslumbrada, você é generoso com o seu vasto conhecimento.
    Continue com essa boa índole, esse talento colossal.
    Um abração!

    [Responder]

  9. RodrigoNo Gravatar Says:

    Olá

    Estou entrando em contato com vocês da EGM para me explicarem o fato do PlayStation 3 estar rodando jogos de backup.

    Se isto é algo real ou não.

    Vocês podem conferir algumas imagens e videos aqui no meu blog: http://gamen00bs.blogspot.com/

    Eu fiquei muito curioso.

    Obrigado pela atenção.

    Abraços

    Rodrigo Mazzoni

    [Responder]

  10. ConradNo Gravatar Says:

    Olá. Só restou o “Fabão” atualmente da antiga equipe Nintendo World.
    Tempos bons eram aqueles….
    …Tempo bom são esses…
    …Tempos bons estão por vir.

    [Responder]

  11. Ânderson H. T.No Gravatar Says:

    Eu posso dizer uma coisa com toda a certeza do mundo: O Fabio Santana é um dos melhores. O cara é um profissional inigualável. Como diria o velho (mas não tão bom, hoje em dia) James Howllet/Logan/Wolverine: é o melhor no que faz. Ele é super competente, dedicado, esforçado, não é tendencioso, tem a mente bem aberta, um verdadeiro profissional, tanto no sentido de ser o melhor no que faz, como no sentido de agir com profissionalismo, sem nunca faltar com ética, respeito (como um certo editor ou sei lá o que ele é agora da revista SET), estar sempre trazendo material e trabalho da mais alta qualidade para todos.

    Enfim, ele é simplesmente demais. Cara, você é um dos melhores, disparado, aí da Futuro Comunicação e certamente do meio jornalístico daqui do Brasil (e do mundo, não duvido disso).

    E de boa, não sou gay, só estou elogiando um excelente profissional que admiro muito seu trabalho. Não me levem a mal.

    Cara, espero que você continue sempre com esse trabalho do mais alto nível de qualidade.

    Abraços, se cuida.

    [Responder]

  12. MarcoNo Gravatar Says:

    Ola;
    venho querendo comprar um playstation 2, mas nao tenho condições de comprar nas lojas do shopping, etc. Gostaria de saber se os da 25, sta efigenia, sao a mesma coisa que os originais, se não, quais as diferenças.
    Ouvi falar que quebra muito mais fácil, ou super aquece, ai fico na duvida…
    aguardo, se possível, uma resposta..
    valeww

    [Responder]

  13. GamerFromHellNo Gravatar Says:

    Aí velho, jah elogiei o seu trabalho durante o AGE 2006 enquanto esperávamos o show do Nino Mega Driver, mas nunca eh demais repetir, vc eh o cara. A Gamers foi sem dúvida a melhor revista q esse país e outros jah viram, meu coração partiu quando a revista parou de sair, quando voltou percebi q a revista naum era mais feita pelas mesmas pessoas e fiquei mais decepcionado ainda. Mas acompanhei seu trabalho na Nintendo World, na SDP e na EGM. A EGM eh uma grande revista sem dúvida alguma, eu a compro mensalmente, a Nintendo World jah foi um dia o q havia de melhor nesse mercado nacional, mas infelizmente perdeu a força q tinha. Mas infelizmente em nenhuma delas eu voltei a ver uma sombra do q fazia a Gamers a melhor revista jah feita, na minha opinião. Eh algo difícil de descrever, mas tentarei. Os Reviews de uma página inteira, cheios de termos técnicos e com opiniões e análises maturas e inteligentes. Uma clara falta de rabo preso com compromissos gigantes q uma grande revista como a EGM deve ter. Via-se nos textos, q aquilo estava sendo escrito por Gamers de verdade para Gamers de verdade. Eu entendo q isso provavelmente naum eh o q vai vender, mas sinto muita falta disso de coração. Soh na SDP com suas matérias sobre hardware e aspectos técnicos eh q vi uma fagulha da antiga Gamers despontando novamente, mas era uma pena ficar restrito ao console da Sony. Gostaria muito q a Gamers como foi um dia, ainda tivesse mercado. Mas vejo q a EGM hj estah cada vez mais presa a um público cada vez mais jovem, q nem sequer ouviu falar em Punch Out na vida deles, e q mais parecem um bando de crianças mimadas, acéfalas, fúteis e superficiais em sua maioria q escrevem pra revista pra ameaçar em naum comprá-la mais pelos motivos mais cretinos. Mas minha esperança ainda naum morreu, visto no q saiu publicado em plena capa da edição de dezembro de 2006 da EGM: “Feita para Gamers adultos”, espero mesmo q isso se cumpra e seja levado a cabo, e q o espírito q a Gamers um dia teve volte pelo menos em parte nas publicações por onde vc passar, desejo sorte, e o congratulo de coração pelo seu trabalho q acompanho desde o início, de um Gamer Old School, para outro.
    Abraços

    [Responder]

  14. Ajury NetoNo Gravatar Says:

    Não tem como eu, assinante da EGM Brasil, deixar de passar por aqui de vez em quando e deixar esse recado: parabéns pelo ótimo trabalho (todos falam isso e eu também xD)! Gostei demais quando você virou o Editor Executivo da revista.

    E espero que continue assim por muito tempo, afinal, pelo que percebi, você tem o gosto MUITO parecido com o meu, por isso dou prioridade a um review seu. Levo muito em conta cada um, pode apostar. Sem contar que agora você é o maior responsável pela revista inteira, então é melhor ainda!

    Abraços e “te vejo” na próxima EGM Brasil! xD

    [Responder]

  15. Bruno Alexander ZerbinattiNo Gravatar Says:

    Fabio! :P

    Tens algum e-mail para envio de press-release?

    Abraços!

    Se quiser, pode me responder por e-mail: arraso@gmail.com

    [Responder]

  16. FelipeNo Gravatar Says:

    Fábio, só passei pra dividir aqui um fato com você. Sou apenas mais um fã da revista e do trabalho de todos vocês…

    Sempre quis trabalhar com jornalismo de games, mas não tinha muita coragem de cursar jornalismo. Resumindo a história, após uma conversa com(o muito simpático) Pablo no estande da (ex)Conrad, na primeira EGS, resolvi que era hora de encarar o curso.
    Prestei inesperadamente o vestibular(Cásper Líbero) e talvez pela força dos meus motivos passei com nota máxima em redação(força, pelo Mario!!).

    Espero poder ser colega de profissão um dia, da tão admirada equipe!

    Abraços!

    [Responder]

  17. Fábio de Brito RochaNo Gravatar Says:

    Ola,so queria dizer q nunca gostei d vc,com essa cara d pagodeiro,quando a EGM te mandou p/ a E3 eu pensei:’justo esse mala??!!’Mas recentemente descobri q vc foi editor da Gamers,entao mudei o conceito sobre vc,desculpe pelos maus pensamentos,obrigado por ter ajudado a colocar nas bancas a revista + fantastica daquela epoca,vc faz parte da minha historia e continua fazendo com a EGM.VALEU FÁBAO!!Mas esse cavanhaque de pagodeiro é osso…

    [Responder]

  18. ManoelNo Gravatar Says:

    Antes de tudo, bom dia Fábio.

    Eu sei que pode até parecer cretinice eu perguntar se você lembra do meu recado no Orkut sobre um auxílio que eu desejava de sua parte, para um trabalho que eu estou realizando com o videogame.

    Na verdade, eu não fui muito claro por conta de ser no Orkut o recado. Agora eu posso ser mais direto por conta da privacidade do e-mail.

    Conheço o seu trabalho há cinco anos, já tive oportunidade de falar com você na antiga Conrad (me lembro quando você apresentou o bloco de notas da Konami autografado por ninguém menos que Hideo Kojidma). No primeiro VGL (2006), questionei qual a sua série preferida (Zelda ou FF) e com muita dúvida, você respondeu Zelda.

    Isso demonstra o quanto você é educado e atencioso com o seu público e isso é muito importante (pois alguns colegas seus que, prefiro nem citar nomes, foram um tanto grosseiros quando tentei falar com eles) no dia do show.

    Tamanho profissionalismo rendeu um o cargo de editor da EGM não é mesmo? E com certeza isso não veio com costas largas não. Veio com esforço e a humildade de pessoa que você é.

    Com todo esse know-how, é chegada a hora de você publicar um livro contanto a história do videogame. O momento é esse Fábio!

    Garanto que não é só o meu sonho, mas o de muita gente, ver uma publicação contanto o inicio, curiosidades, fatos históricos e a transformação de brinquedo, a uma mídia tão encantadora quanto o cinema. Essa mídia é o videogame!

    Você não acha que é o momento Fábio? E com a experiência e contatos que você adquiriu com esses anos de experiência, a publicação é mais do que certa.

    Além de ver a publicação do livro, meu sonho também é fazer parte deste projeto. Mas não como escritor, afinal de contas não tenho o mesmo know how que você tem. Mas gostaria de atuar como produtor editorial do livro. (cuidar do projeto gráfico em conjunto com você é claro).

    Nem que tenha que sair dinheiro do meu bolso, eu quero ver este projeto nas livrarias escrito por você Fábio.

    Será que podemos conversar melhor no MSN ou até mesmo em um almoço?

    Não é de hoje que eu penso nisso, até porque o Brasil não tem nenhuma publicação assim. Mas eu não sou escritor e nem jornalista como você para me atrever a besta em começar a escrever o livro.

    [Responder]

  19. Márcio Santos FragaNo Gravatar Says:

    Fabão,

    Estou sentindo falta do seu trabalho! A EGM não é mais a mesma sem você no comando! Farah tá se esforçando, mas ainda não chegou lá. Hoje me interesso mais em ler a EGM Zine, criação sua pra variar, do que a própia EGMBrasil!

    Os erros de portugês aumentaram muito, o Playstation 2, coitado, não tem mais o destaque que merece. Não temos mais críticas tão exigentes e severas como na época do Araki (também sinto falta dele). Enfim, você realmente não cogita mais voltar para a EGMBrasil?

    Para finalizar, o que você achou da minha matéria “Um outro olhar sobre a pirataria”, publicada na EGM N° 72?

    Adimiro muito o seu trabalho!
    Márcio Santos Fraga

    [Responder]

  20. SérgioNo Gravatar Says:

    Olá !
    A empresa francesa Ankama Games que desenvolve vídeogames online, vem por este meio anunciar o lançamento da versão Open Beta em português do MMORPG Tactics Dofus .
    DOFUS é um jogo de interpretação online e massivo para múltiplos jogadores que tem como característica única de ser feito inteiramente em flash (Só 150Mb de download). A nível internacional DOFUS conhece um enorme sucesso com mais de 7 milhões de jogadores no mundo, dos quais 150 000 luso-brasileiros! Por isso, o jogo, inteiramente gratuito, que dispõe agora dum novo servidor lusófono : Spiritia, já está disponível no site oficial em português http://www.dofus.com . Basta criar uma conta, fazer o download e começar a jogar !
    Achamos que a divulgação dos nossos produtos podem ser interessantes para o seu blog e queremos desenvolver uma relação privilegiada com o seu site.
    Seríamos imensamente gratos de poder enviar-lhe mais informações sobre o nosso jogo Dofus.
    Se estiver interessado nesta divulgação, convidamo-lhe a responder à este mail com os dados necessários para poder contactá-lo. Estamos dispostos para qualquer tipo de colaboração.
    Atenciosamente,
    Sérgio dos Santos
    Ankama Games
    http://www.dofus.com

    [Responder]

  21. Kao CyberNo Gravatar Says:

    Dá tempo?

    Então, Fábio, não conhecia seu blog, embora já conhecesse o seu trabalho editorial, ainda que não soubesse quem era o responsável por trás da obra.

    Parabenizo-o pelo blog e pelo empenho em trilhar a seara não carregada de preconceitos que é o universo dos games e o jornalismo para games, mais especificamente.

    Sei que essa jornada é longa e exige tenacidade, então, segue em frente que a gente vai torcendo por aqui.

    Aproveito para, humildemente, apresentar meu blog sobre game design do século passado. Se puder, dá uma olhadinha!

    Grande abraço.

    [Responder]

  22. Pablo RaphaelNo Gravatar Says:

    Fabão, um cara muito foda, profissional sem igual.

    Pronto, chega de pagar pau.

    Nunca pare esse blog, Fábio!

    [Responder]

  23. mateus pradoNo Gravatar Says:

    oi fabao qro agradecer a bela cobertura da TGS 08 e os videos no youtube, q nao ficaram com um audio tao bom mas nos passou o clima da feira!
    Admiro vc pq tu e um gamer completo, pai de familia e filosofo. Continue assim e que nosso senhor Jesus Cristo, ilumine vc e sua casa cada dia mais e mais.

    mateus prado, belo horizonte ,MG!!!

    [Responder]

  24. Juliano KimuraNo Gravatar Says:

    E ai Fabão tudo bem?
    Meu como consigo entrar em contato com voce?

    Abraços,

    [Responder]

  25. IntentorNo Gravatar Says:

    Pô, Fabão! Parabéns pela edição dos 100 Melhores Jogos versão Nacional!

    Não que eu concorde com todas as posições… porém, está excelente o livreto! Muito bão! =D

    [Responder]

    FabaoNo Gravatar Reply:

    Opa! Já recebeste então? Obrigado por prestigiar o trabalho. É coisa pra curtir devagarinho e guardar na coleção. ^_^
    Mas, o que tem achado dos textos até agora? Acho que é a parte principal do livro e o que o torna realmente importante. Eu, pelo meu próprio gosto, não concordo com todas as posições também, mas algo que o livro faz bem é justificar cada jogo e sua classificação. Pelo menos eu me convenci de cada um, além de conhecer alguns que nunca tive a oportunidade de jogar. ^_^

    [Responder]

    IntentorNo Gravatar Reply:

    Caro Fabão!

    Tão logo eu termine de ler (estou muito curioso… vou acabar finalizando-o logo!), postarei uma breve análise por aqui.

    Sobre os textos, li-os muito pouco (basicamente curiei as posições). Iniciarei minha leitura séria amanhã.

    Em princípio, está bem redigido!

    [Responder]

    Rodrigo FlausinoNo Gravatar Reply:

    Pena que por causa das contas eu não posso comprar este livro no momento. Quem sabe em março ou abril!

    [Responder]

  26. AndyNo Gravatar Says:

    Fabão, você é um dos caras que eu mais respeito nesta área, é uma inspiração pros reviews que eu faço na Press Start!, e uma lenda do mercado editorial de games no Brasil.
    Suas matérias sobre KoF na extinta Gamers são um dos meus maiores tesouros como fã desta empresa. ;D

    Parabéns pelo Blog, abraços e sucesso!

    [Responder]

  27. HerculesNo Gravatar Says:

    Sou fã do Santana desde a GAMERS , a melhor publicação de games que o Brasil já teve . O mais bacana é que o cara mora aqui na minha quebrada , certa vez trombei com ele votando na mesma escola que eu voto ( Jacob ) , por curiosidade , você já estudou na Jacob ? È bom ver que surgem grandes mentes das regiões periféricas da cidade , não é somente ” classe média ” que consegue vencer na vida .

    [Responder]

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 

Twitter links powered by Tweet This v1.6.1, a WordPress plugin for Twitter.